750 famílias terão seus imóveis regularizados

Uma grande reunião foi realizada na última quinta-feira, para iniciar as discussões sobre a documentação necessária e os caminhos que deverão ser seguidos, para regularização de imóveis existentes no Jardins Galiléia, Vila das Candeias e Jaracatiá.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social, são 750 lotes a serem regularizados, sendo 324 no distrito de Jaracatiá, 231 na Vila Candeias e 195 no Jardim Galileia. Com a regularização dos documentos, as famílias garantem a posse definitiva dos seus terrenos.

A regularização, segundo o prefeito Pedro Coelho, será feita através de parceria da prefeitura e a Cohapar, através do programa Morar Legal, desenvolvido pelo Governo do Estado e a empresa Formata. O objetivo desse programa é regularizar os imóveis cujos moradores residem há anos nos lotes e não têm escritura pública, disse ele.

O prefeito lembrou que essa é uma luta antiga de sua administração, inclusive um compromisso feito ainda na campanha eleitoral e que agora está sendo realizado. Nós estamos felizes, pois é um sonho que começa a se realizar. Fizemos o compromisso lá trás e hoje estamos dando um passo importante para a realização desse sonho, destacou ele.

O prefeito explicou que os proprietários desses imóveis terão uma taxa para pagar durante o processo de regularização, mas que ele irá trabalhar para tentar conseguir que os beneficiários do programa possam ser isentos dessa taxa. Vou falar pessoalmente com a governadora Cida Borguetti e vamos trabalhar para isentar vocês dessa taxa. Não estou prometendo isenção, mas faço o compromisso de lutar pela isenção, disse.

Já a secretária Simone Coelho, que está à frente da Assistência Social, lembrou que resolver esse problema sempre foi uma preocupação do prefeito Pedro Coelho desde o início da administração. Desde que o prefeito assumiu ele vem pedindo pressa e nos cobrando sobre esse assunto. Hoje estamos iniciando a realização de um sonho dessas famílias, citou ela.

Segundo representantes da empresa Formata, os trabalhos devem ser iniciados em setembro. No primeiro momento os técnicos irão visitar casa por casa, fazendo o cadastro das famílias e colhendo a documentação. Caso a família no momento da visita não esteja com todos os documentos disponíveis, haverá um segundo momento, que será um mutirão onde terão a oportunidade de levar os documentos que faltam para concluir o cadastro.