Coluna ADI 26/10/2024

Ranking
A UEM tem o melhor ensino do Paraná e ocupa a quarta posição na região sul, de acordo com a nova edição do Ranking Universitário da Folha de São Paulo. UEL, UEPG, Unioeste e Unicentro se destacam em pesquisa, mercado, inovação e internacionalização. O ranking analisou um total de 203 universidades do Brasil – 112 são públicas. No top 50 da classificação estão a UEM (24), UEL (27ª), UEPG (41ª) e Unioeste (50ª). A Unicentro figura na posição 88, seguida pela Unespar e Uenp, classificadas nas colocações 166 e 167.

Apoio
O governador Ratinho Júnior (PSD) autorizou mais R$ 100 milhões para atender entidades de apoio a crianças e adolescentes através do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência. O dinheiro será para projetos sociais, educacionais, culturais ou esportivos, compra de equipamentos, obras nas estruturas físicas das instituições ou na capacitação de profissionais. “Precisamos dar a oportunidade para que as entidades se fortaleçam, façam reformas necessárias, contratem pessoas capacitadas e desenvolvam projetos que podem mudar muitas vidas”, disse o governador.

Sanepar
A Sanepar foi reconhecida como uma das marcas mais lembradas, em nível nacional, na categoria serviços de água e saneamento. Na região sul, foi a marca mais lembrada. A empresa paranaense estampará a décima edição do caderno especial do Estadão Marcas Mais, que será publicado neste sábado, 27, distribuído a 812 mil leitores no Brasil. “Este prêmio mostra que o brasileiro lembra da Sanepar como uma empresa que presta um serviço público de qualidade”, disse o presidente Wilson Bley.

Alerta
Os casos confirmados de coqueluche subiram 86% nos últimos 30 dias no Paraná, passando de 537 para 1.000. Crianças e adolescentes são os grupos mais afetados pela doença. Se comparado a julho, o aumento foi de 880%. Os dados da Secretaria Estadual de Saúde reforçam a necessidade do cuidado e da prevenção, com a vacinação. O grupo de pessoas de 30 a 49 anos também se destaca com número elevado de casos, 183.

Alerta II
A deputada Maria Victória (PP) enviou requerimento à Câmara dos Deputados solicitando uma solução sobre o custo de medicamentos importados no país. A MP que isenta de remédios importados de impostos perdeu a validade nesta sexta-feira (25). Com isso, medicamentos, por exemplo, incluídos o de tratamento de doenças raras, passarão a ser taxados com uma alíquota de 60% sobre o imposto de importação. “Um risco para milhares de pacientes e famílias, que dependem de medicamentos importados para o tratamento de doenças raras e outras enfermidades. O aumento dos preços é uma ameaça à continuidade dos tratamentos e coloca em risco a saúde e a qualidade de vida de milhares de paranaenses e brasileiros”, disse.

Capacitação
Na próxima quarta-feira, 30, das 14h30 às 16h30, a Itaipu fará uma capacitação online aos interessados em participar dos editais de seleção pública de patrocínios voltados para as áreas de esporte e cultura. A live será aberta pela superintendente de Comunicação Social, Ana Paula Hedler, e a programação será conduzida pela equipe da Divisão de Gestão da Comunicação Social. O link para participar do evento é https://bit.ly/3AlkQFa.

Black Friday
Armando Gazzaoui, coordenador da 13ª edição Black Friday de Ciudad del Este, diz que está tudo preparado para a capital de Alto Paraná receber os turistas entre os dias 14 e 17 de novembro. Os descontos devem ficar entre 10% a 70% nos produtos eletrônicos, bebidas, celulares, roupas de grife, perfumes, brinquedos e itens de decoração. A expectativa de vendas, embora não confirmada, é de até US$ 300 milhões, segundo a imprensa paraguaia. Apesar do otimismo, os organizadores estimam um público mais conservador de 160 mil visitantes.

Bolsa Família
O deputado Zeca Dirceu (PT) disse que a ampliação das oportunidades de empregos no país motivou a apresentação do projeto de lei que prevê o recebimento integral da Bolsa Família por mais três meses após o beneficiário conseguir uma vaga de trabalho. “O Brasil está vivendo praticamente o pleno emprego e muitos estados têm vagas abertas há meses que não são preenchidas. Eu tenho conversado com as pessoas que temem perder o bolsa família caso não sejam efetivadas na vaga de trabalho”, disse ao propor o projeto de lei.

Aprovado
A CCJ da Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei que chama a atenção para a crise climática e a necessidade de redução de emissões de gases poluentes na atmosfera. O projeto, dos deputados Goura (PDT), Cristina Silvestri (PP), Dr. Antenor (PT), Luciana Rafagnin (PT), Arilson Chiorato (PT), Ana Julia (PT), Marli Paulino (Solidariedade) e Professor Lemos (PT), reconhece o estado de emergência climática no Paraná e adota metas para seu enfrentamento. A matéria foi aprovada na forma de um substitutivo geral apresentado pelo relator, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD).

Youtube
A TV aberta está muito intranquila. O Youtube já é o segundo canal mais assistido pelos brasileiros. A medição da audiência das TVs não mede os acessos pelos dispositivos móveis (celulares) e computadores (notebooks e tabletes) e é restrito aos aparelhos ligados nas residências, escritórios, gabinetes e clínicas. Para o Youtube passar as tvs abertas é questão de tempo, um ano ou máximo dois.

Caminhada
Luciana Saito Massa, Paula Mocellin e Larizza Gaglionone, mulheres do governador Ratinho Júnior (PSD), do candidato Eduardo Pimentel (PSD) e do candidato a vice, Paulo Martins (PL), respectivamente convidam para uma “caminhada pela paz, pela família e por Curitiba”, neste sábado (26). Em vídeo, as três convidam as pessoas a se vestir de branco para participar do ato que começa às 9h30, com concentração na Praça Santos Andrade e término na Boca Maldita.

Atrações turísticas
O diretor de Operações da Viaje Paraná, Marcelo Martini, destacou na abertura da imersão do BWT em Foz do Iguaçu o aumento dos atrativos na região da tríplice fronteira, além dos já consolidados (Parque Nacional do Iguaçu, Marco das Três Fronteiras, Parque das Aves e a Itaipu Binacional) e disse ainda que a divulgação das atrações paranaenses no mercado interno está focada em Foz do Iguaçu, Curitiba, Ponta Grossa, Carambeí e Litoral.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com

WhatsApp