Coluna ADI Paraná
VOLKSWAGEN COMEMORA 20 ANOS DA FÁBRICA NO PARANÁ E LANÇA O T-CROSS

A cerimônia de comemoração dos 20 anos da fábrica da Volkswagen de São José dos Pinhais deve trazer o presidente Jair Bolsonaro e boa parte do governo federal ao Paraná no dia 19 de fevereiro. Ele é jum dos convidados para a cerimônia de aniversário na qual o CEO da montadora na América Latina, Pablo Di Si, irá apresentar oficialmente a grande aposta da montadora: o T-Cross, que será produzido no Paraná e começará a ser vendido em março.

O novo modelo chega para competir no segmento que mais cresce no país, o de SUVs. Para sua produção, a Volkswagen investiu R$ 2 bilhões no desenvolvimento do veículo e na modernização da produção da fábrica no Paraná.

A fábrica paranaense da montadora produz os modelos Fox, Golf e, agora, também o T-Cross. Em 20 anos, saíram da unidade de São José dos Pinhais 2,65 milhões de veículos.

 

Parceria

Líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Hussein Bakri (PSD) tem garantido aos colegas da Casa que os projetos que vierem do Executivo serão discutidos em profundidade. Para isso, deverão ser enviados com mais antecedência. Também vem reforçando o convite para que, a cada semana, dois deputados participem da reunião do governador com o secretariado.

 

Expansão da linha férrea

A Rumo, empresa responsável pelo modal ferroviário que passa por Paranaguá informou que planeja trocar os vagões de transporte de grãos, o que deve dobrar a capacidade de transporte. Hoje, a capacidade para descarga férrea no Porto de Paranaguá é de 32 milhões de toneladas/ano, o que equivale a 1.785 vagões por dia.

 

Duplicação da PR-323

A duplicação da PR-323 deve entrar no pacote federal de concessões, que será lançado em abril. Até lá, o governo estadual vai investir na elaboração de projetos executivos para realizar obras de melhorias numa das mais importantes do Estado. A informação foi dada a lideranças e prefeitos do Noroeste pelo próprio governador Ratinho Junior.

 

Vacina contra gripe

Empresas do setor industrial do Paraná têm até o dia 1 de março para aderir à Campanha de Vacinação do Sesi. No ano passado, 638 pessoas receberam o diagnóstico de gripe e mais de cem morreram por causa da doença, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Desde 2010 o Sesi oferece a vacina para prevenção da gripe. O valor é reduzido e calculado por dose, variando conforme a categoria que a indústria ou empresa pertence. A imunização contra gripe evita o absenteísmo dentro das empresas.

 

Marcha dos Prefeitos

Mais de 1.200 gestores municipais de todo o Brasil já garantiram participação na XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, mais conhecida como Marcha dos Prefeitos. Neste ano o evento acontece mais cedo, entre os dias 8 e 11 de abril. As inscrições neste que é o maior evento municipalista da América Latina devem ser feitas no site da Nacional de Municípios.