Ratinho recebe presidente do STF em petit comité

Na próxima sexta-feira, dia 15, o governador Ratinho Junior recebe o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, para um almoço em petit comité no Palácio Iguaçu. Ratinho vai apresentar o Programa de Integridade e Compliance, pioneiro na administração pública, e falar sobre a posição do Paraná em relação à carta encaminhada na semana passada ao Supremo. Assinada por 10 estados, o documento pede autorização para a redução de jornada dos servidores públicos, com consequente corte de salários, em caso de perda de receita, medida que é prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal. Embora não seja necessária ao Paraná, a possibilidade é fundamental para diversos estados com sérios problemas de caixa.

A Estônia é aqui

O presidente da Celepar, Allan Costa, tem pronto o projeto de renovação da companhia. Segundo ele, a Celepar será uma empresa de inteligência e não apenas de tecnologia. Costa resumiu o objetivo das mudanças com a frase: O Paraná quer ser a Estônia do Sul do mundo. Pequeno país da Europa e uma das três repúblicas bálticas, a Estônia tem a administração pública mais digital do mundo. Ali, apenas três serviços exigem a presença física do cidadão: casamento, divórcio e transferência de imóvel. O restante, inclusive a votação em eleições, é feito por assinatura digital.

Revés na Viapar

A 1.ª Vara Federal de Curitiba determinou a indisponibilidade de 33% da receita bruta da concessionária Viapar. O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal do Paraná e procuradores de Paranavaí, Ponta Grossa e Apucarana e é decorrente da Operação Integração, desdobramento da Lava Jato.

Mais Lava Jato

Pode ser simples constatação ou uma forte torcida. O certo é que 72,2% dos brasileiros acreditam que as ações policiais da Lava Jato vão aumentar. O dado é do Instituto Paraná Pesquisas, que ouviu 2.004 pessoas em todo o País a respeito da operação que mexe com o mundo político e empresarial.

Finanças e Tributação

Afastado da disputa pela comissão mais cobiçada da Assembleia Legislativa, a de Constituição e Justiça, o deputado Nelson Justus vai presidir a Comissão de Finanças e Tributação.

Início

Com a instalação das comissões permanentes da Assembleia, começam a tramitar os 38 projetos de lei apresentados pelos deputados na primeira semana de trabalho e mais dois do Executivo.

Investimento

A multinacional Mars Petcare anunciou um novo investimento da companhia em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. Líder mundial na produção de alimentos para cães e gatos, a empresa vai aplicar R$ 120 milhões na instalação da segunda unidade no município e deve gerar 100 novos empregos. A Mars é uma das 40 empresas de grande porte que apresentaram projetos ao governador Ratinho Junior para instalar unidades no Paraná.

_____

Da Redação Curitiba – [email protected]

Deixe um comentário