Nova diretoria

A nova diretoria do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa, gestão 2919-2020, tomou posse nesta segunda-feira, 1º de abril. A nova executiva ficou assim composta: Wilson Souza de Oliveira,(presidente), Priscila Garbelini Jaronski (vice-presidente), Leonardo Puppi Bernardi (1º secretário), Florisvaldo Aparecido Hudiniki (2º secretário) e Claudio Grokoviski (tesoureiro).

Fusão de autarquias

O Estado estuda uma fusão da Emater, Secretaria de Agricultura e Codapar. Com isso, será possível disponibilizar inúmeros imóveis espalhados pelo Paraná, principalmente da Codapar, além da economia em locações de imóveis. Somente um imóvel da Codapar, em área nobre de Guarapuava, está avaliado em mais de R$ 20 milhões. O difícil será administrar o cabide de empregos e nomeações na Seab e Codapar. Com a palavra o secretário de Agricultura, Norberto Ortigara.

Ratinho em Guarapuava

O governador Ratinho Junior confirmou presença na próxima quinta-feira, 4, nas inaugurações dos colégios Leni Marlene Jacob e Pedro Carli em Guarapuava. A visita do governador foi confirmada pelo deputado Artagão Júnior (PSB), que ajustou as datas com o secretário da Educação, Renato Feder.

Dois colégios

É uma alegria muito grande inaugurar estes dois colégios tão importantes para Guarapuava. Estivemos com o secretário da Educação Renato Feder esta semana e também entramos em contato com o governador Ratinho para definir a data. Felizmente, foi agendado rapidamente para esta próxima quinta, disse o deputado Artagão Júnior (PSB). Os investimentos em ambas as obras passam de R$ 7 milhões.

Greca no DEM

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, estará em Brasília nesta quarta-feira (3) para oficializar sua filiação ao DEM. Ainda em março, Greca anunciou a troca do PMN pelo DEM onde já chegará com um cargo na executiva nacional e como candidato à reeleição em 2020.

Redução do ICMS

Medida que desonera a compra de insumos agropecuários corre o risco de acabar caso não seja renovada imediatamente. O Confaz prorrogou até 30 de abril o convênio que reduz a base de cálculo do ICMS que incide sobre uma série de produtos (agroquímicos, sementes, fertilizantes, defensivos, rações) nas transações interestaduais. Se não for prorrogada novamente, o benefício acaba e traz consequências à produção de alimentos no Brasil.

Renova já!

A Faep alerta que criar empecilhos ao uso de insumos que favorecem o processo produtivo é atuar na contramão do desenvolvimento econômico do país e na sustentabilidade dos sistemas de produção. O produtor já convive com um custo de produção altíssimo. Se o convênio não for renovado, as consequências serão grandes, não apenas para o agronegócio, mas no custo do alimento para o consumidor, observa o presidente da Faep, Ágide Meneguette.

PR 280

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, adiantou a um grupo de deputados do Sudoeste que devido à urgência, que o Estado deve licitar os projetos executivos dos trechos mais críticos da PR 280, com recursos próprios ou por meio de financiamento, já no início do próximo ano. Não dá para esperar. Queremos realizar obras em pelo menos 80 a 100 km da rodovia no prazo mais curto possível, diz.

No pacote

Guto Silva confirmou ainda que rodovia estará no pacote de investimentos que o governador Ratinho Junior vai anunciar ainda em abril. Todos queremos resolver o problema da PR 280 e a ideia é que juntos possamos buscar o melhor encaminhamento, afirmou Guto Silva aos deputados Ademar Traiano (PSDB), Anibelli Neto (MDB), Luciana Rafagnin (PT), Luiz Fernando Guerra (PSL), Nelson Luersen (PDT), Paulo Litro (PSDB) e Wilmar Reichembach (PSC).

___

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 22 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

Deixe um comentário