Quarto Centenário intensifica ações de combate à dengue
A Prefeitura de Quarto Centenário, por meio da Secretaria da Saúde, vem intensificando ainda mais as ações de combate à Dengue, pois o município está enfrentando uma epidemia de doença.
Até o momento, foram registradas 149 notificações de casos suspeitos, com 34 casos confirmados por exame laboratorial, 48 descartados e 1 óbito em investigação.
As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti são realizadas durante todo o ano, mas entre os meses de outubro e maio elas são intensificadas. Em 2025, mesmo antes da notificação dos primeiros casos suspeitos, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e das vigilâncias sanitária e epidemiológica, já vinha promovendo uma série de ações preventivas. Entre elas: campanhas de orientação, arrastões, notificações e aplicação de multas.
Após cada arrastão, foram realizadas coletas de entulho em parceria com as secretarias de Obras e Meio Ambiente, além de orientações sobre o descarte correto do lixo doméstico e materiais recicláveis. Também foi aplicada a Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) em locais com grande circulação de pessoas, como escolas, creches, unidades de saúde, CRAS e centro do idoso. Essa técnica consiste na aplicação de inseticida nas paredes internas dos imóveis, criando uma barreira química que elimina os mosquitos ao entrar em contato com a superfície tratada.
Na última semana, após o último arrastão, foi iniciada também a aplicação do fumacê com bomba costal no interior dos quintais. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão preparadas para atender pacientes com sintomas de dengue e, quando necessário, realizar o encaminhamento para atendimento hospitalar.
É importante destacar que a maioria dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya se encontra dentro dos quintais e residências. Por isso, o método mais eficaz de combate continua sendo a prevenção dentro de casa: cada cidadão deve vistoriar seu quintal pelo menos uma vez por semana e eliminar toda e qualquer água parada. Essa é a forma mais segura de nos protegermos contra uma doença tão debilitante, que pode deixar sequelas e, em casos graves, levar à morte.
Além das medidas de combate, outra forma de prevenção eficaz é a vacinação. A vacina contra a dengue está disponível nas salas de vacinação do município, destinada a crianças entre 10 e 14 anos!