Copacol: novas coordenações são eleitas para os Comitês Educativos

O ciclo de reuniões com os Comitês Educativos da Copacol foi realizado com a eleição das novas coordenações para este ano em Formosa do Oeste, Jesuítas, Nova Aurora e Cafelândia. Formados por cooperados, os grupos atuam no acompanhamento das decisões da Cooperativa, podendo sugerir propostas e apontando necessidades existentes nas atividades da empresa.

“Com os encontros com os Comitês Educativos promovemos o diálogo na nossa Cooperativa. Atuamos de maneira transparente, com a participação dos cooperados. Nossas lideranças têm a oportunidade de verificar de perto as decisões da Diretoria e também apresentar sugestões”, afirma o diretor-presidente, Valter Pitol.

A atual situação econômica da Cooperativa também foi apresentada para os membros dos Comitês, que acompanharam o crescimento registrado nas atividades. O superintendente Administrativo, Marcos Alessandro da Silva, mostrou um comparativo entre as principais cooperativas que atuam no Oeste do Paraná e como está o cenário do agronegócio brasileiro.

SUCESSÃO
O direito sucessório nas propriedades foi discutido nos encontros. A proposta foi lançar esse questionamento aos cooperados, para que possam planejar legalmente a continuidade dos negócios pelos filhos e netos. O advogado do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Ruan Schwertner, foi o convidado especial para apresentar o tema e a necessidades de as famílias prepararem os novos membros que assumirão as gestões das propriedades rurais.

“O direito da sucessão é uma área que regulamenta a transferência de herança e formaliza o testamento. Esclarecemos dúvidas, como a diferença entre herança, que é a transferência da propriedade de um bem por inventário e testamento, e a sucessão tem relação com a continuidade da administração do bem, a escolha do cuidado da atividade. O planejamento sucessório precisa ser feito de maneira aberta entre as famílias, o diálogo é fundamental para entender o objetivo dos sucedidos e dos sucessores”, afirma o especialista.

ELEITOS
Durante as reuniões, foram eleitos os coordenadores de cada grupo, bem como os cooperados que farão parte do Comitê Educativo Central. Confira as lideranças eleitas para coordenador, vice-coordenador, 1º secretário e 2º secretário:
Cafelândia: Eroni Cardoso, Jelci Lucia De Ré Motta, Luciane Roessler da Cruz e Anderson Zuck.
Nova Aurora: Audrey Brustolin, Waltencir Dal Molin, Renan Ricardo da Silva e Marcelino Russin.
Formosa do Oeste: Ailton José Cecato, Roberto Ricato, Nélida Mara Guerreiro e Eduardo Seccatto Garcia.
Jesuítas: Alexandre José Pereira Ranuci, Geovane Mateus Bernabé, Claudemar Gonçalves Dias e Batista Torres.