Só 13% das mulheres atendias pelo SUS fazem exames preventivos em Goioerê

Os índices de mulheres que fazem exame ginecológico preventivo em Goioerê, está abaixo do estimado pelo Ministério da Saúde, que é de 40%. Segundo dados da Secretaria de Saúde, apenas 13% das mulheres atendidas pelo SUS – Sistema Único de Saúde – procuram pelo procedimento.

Segundo a enfermeira Letícia Gervásio, o exame de prevenção para o câncer de colo de útero, por exemplo, é preconizado para mulheres a partir dos 25 anos de idade, pois o objetivo é detectar casos em estágios iniciais. “Quanto mais precoce for detectado um caso, mas chance de cura a mulher terá”, comenta ela.

A enfermeira cita que esse tipo de exame permite verificar se a mulher tem o vírus HPV, causador do câncer de colo de útero. “Uma vez detectado, o tratamento é iniciado e as chances de cura aumentam de forma significativa”, disse.

O câncer de colo do útero, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), é o terceiro tumor que mais atinge a população feminina no Brasil. Perde apenas para o de mama e o de colorretal. É ainda a quarta causa de morte por câncer de mulheres no país. Por ano, faz cerca de 5.430 vítimas fatais e apresenta 16.340 novos casos.

OUTUBRO ROSA: – Visando conscientizar as mulheres sobre a necessidade destes exames preventivos, a Secretaria de Saúde de Goioerê está empenhada na realização da Campanha Outubro Rosa. No sábado, as Unidades de Saúde ficaram abertas das 8 às 16 horas, para fazer a coleta de preventivo, bem como encaminhar pedidos para exame das mamas e solicitação de mamografias.

RODA DE CONVERSA: – Dentro da programação do Outubro Rosa, acontece nesta terça-feira, no auditório da ACIG, uma Roda de Conversa, que contará com a participação de mulheres que já passaram pelo câncer e estarão testemunhando sobre o que fizeram para vencer a doença. O encontro está marcado para as 19 horas.