Aumento de casos de HIV, sífilis e DST em Goioerê preocupa as autoridades

O aumento no número de casos de DST’s em Goioerê está preocupando as autoridades de saúde.

Diante disso, a coordenação da Vigilância Sanitária decidiu promover campanhas de prevenção e adesão ao tratamento, com foco principalmente nos jovens.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

De acordo com os dados mais recentes, divulgados pela Secretaria de Saúde, em 2021 foram 6 novos casos confirmados de HIV em pessoas entre 19 e 37 anos, resultando em 1 óbito.

Já os casos de Sífilis são 8 casos confirmados em pessoas entre 15 e 66 anos. Os casos de hepatites virais somam 5 novos registros.

Apesar de o registro de casos ser confiável, há um hiato que deve ser levado em consideração. Uma parcela de doentes sequer sabe que tem uma DST e com isso faz com que a contaminação seja em progressão geométrica, ou seja, a pessoa infectada que não sabe de seu diagnóstico transmite o vírus ou a bactéria para outras.

Pensando na prevenção, serão realizadas diversas ações voltadas à conscientização dos jovens, inclusive com palestras sobre a prevenção nas escolas esclarecendo sobre o que são as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e AIDS.

A intenção é mostrar quais são suas manifestações e sua forma de prevenção, avaliando o grau de conhecimento sobre sexualidade, Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Nos postos de saúde serão realizadas coletas dos exames de forma sigilosa e gratuita, e feito a entrega de preservativos, que é o método mais eficaz na prevenção dessas doenças.