Saúde realizará campanha de coleta de exames preventivos

A Secretaria de Saúde de Goioerê realiza nesta sexta-feira, dia 22, uma ampla coleta para exames preventivos do colo de útero. Todas as unidades de saúde estarão abertas para esse fim.

De acordo com o secretário Adilson Brito, a orientação para as mulheres que queiram fazer seu exame, é procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e fazer o agendamento prévio.

Brito cita que o intuito desta campanha é lembrar as mulheres da importância de se prevenirem contra o câncer que tem matado milhares de pessoas no Brasil.

Para a realização do exame são necessários alguns cuidados como não manter relações sexuais 48 horas antes da realização do procedimento, não estar apresentando corrimento, não estar fazendo uso de medicamentos vaginais.

De acordo com enfermeiras da Secretaria de Saúde, o exame preventivo é muito importante para a detecção precoce do câncer de colo de útero, pois quando descoberto cedo, recebe tratamento e tem chances de 100% de cura.

Estudos revelam que mulheres que realizam o exame preventivo uma única vez na vida tem cerca de 50% de chance a menos de morrer por câncer de colo de útero.

A coleta para exame faz parte das ações realizadas dentro da campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo a conscientização da sociedade e das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.