Saúde faz alerta sobre a dengue

A Secretaria de Saúde de Goioerê, está informando, que com a chegada do verão, é preciso redobrar os cuidados para eliminar os focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Como nessa época o clima fica mais quente e úmido, os ovos do mosquito se abrem com mais facilidade, aumentando a proliferação do inseto. 

Estamos entrando no período crítico no que se refere à transmissão de dengue. A temperatura mais elevada, o nível de chuvas aumentado e o período de férias, podem favorecer a proliferação do vetor de transmissão da dengue. Por isso, é muito importante que a população redobre os cuidados preventivos, explica a coordenadora do Programa de Controle a Endemias, Rosely Maccari.

Ela ressalta que mais de 80% dos casos, o foco do mosquito está dentro das residências. Faça a checagem toda semana nos quintais e não deixe que o mosquito se multiplique. Ele leva de 7 a 10 dias para passar do ovo à fase adulta. Por isso, o ideal é que cada um faça sua parte e se junte nessa luta contra a doença, citou.

Rosely anuncia que o último Levantamento de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), realizado neste mês em Goioerê apresentou um índice de 0,9%. Apesar do índice estar aparentemente controlado, é preciso manter a cuidados, pois nesta semana já foram notificados 2 casos de suspeita da doença, afirmou.

 

 

Dicas de Prevenção–Entre as dicas de prevenção, cuidado no armazenamento e destinação do lixo, não acumular água no quintal de casa, manter caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada, manter as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas e eliminar os pratinhos de vasos de plantas. Caso não seja possível mantenha-os limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia.