Dívida da Codesa S/A deve passar dos R$ 10 milhões

Tendo o município de Goioerê como sócio majoritário, a Codesa S/A – Companhia de Desenvolvimento, Urbanização e Saneamento – é hoje um dos maiores desafios da administração do prefeito Pedro Coelho. Além do sucateamento de seus equipamentos, a empresa que foi fechada em 2009, enfrenta uma dívida que deve passar dos  R$ 10 milhões.

O que mais preocupa a nova administração, é que por conta da situação irregular da Codesa S/A, a prefeitura poderá perder suas certidões, o que impediria o município de receber repasses dos governos estadual e federal, bem como firmar convênios para obras e serviços.

Diante desse impasse, o prefeito Pedro Coelho está convocando os acionistas da empresa, para uma assembleia a ser realizada no próximo dia 30 deste mês, oportunidade em que deverão ser eleitos os Conselhos de Administração e Fiscal, bem como proceder a escolha de seu presidente e também dos diretores Financeiros e Técnico. A assembléia será na prefeitura, às 8 horas.

Além de dívidas com o INSS, a Codesa S/a tem débitos de ações trabalhistas e segundo consta, a preocupação é no sentido de que a dívida é impagável, se analisada a situação financeira do município.  Estou bastante preocupado, pois a dívida é muito grande. Mas vamos tentar negociar, diz Pedro Coelho.

História – Criada em 1968 com o nome de Saúde S/A, a empresa tinha como objetivo, promover a pavimentação asfáltica das ruas da cidade. Mas com o passar do tempo, sua função acabou desvirtuada, se tornando uma empresa de contratação de mão de obra para a prefeitura. A mudança do nome Saude S/A para Codesa S/A aconteceu em 2000, na administração do prefeito Antonio Sena.