Dia Mundial da Água foi tema de eventos na região

As unidades locais do Emater, prefeituras e seus parceiros, realizaram vários eventos com produtores, alunos e lideranças regionais em comemoração ao Dia mundial da Água. Foram proteção de minas, soltura de peixes, plantio de arvores e palestras em escolas municipais e estaduais.

No município de Rancho alegre D´oeste, recentemente foram 2palestras educativas para alunos e professores. A primeirapalestrastratou da importância da água, situação do desenvolvimento agropecuário do município e o sistema de abastecedouros comunitários na preservação ambiental, conduzida pelo responsavel local da Emater José Aloisio Basaglia.

A outra palestra foi conduzida pelo gerente regional da Sanepar em Campo Mourão, Edson Silva de Lima, que falou aos estudantes sobre recursos naturais e a água como fonte de vida.

Atualmente existem inúmeras discussões sobre o consumo racional de água seja para consumo humano, produção de alimentos, papel, roupas, indústria e outros, apesar de o nosso planeta ser repleto de água, apenas uma pequena parcela possui qualidade e esta disponível para o consumo humano em qualidade em lagos, rios e reservatórios subterrâneo.

A água não está distribuída igualmente por todo o território, consequentemente, existem locais onde esse recurso é considerado bastante escasso e de difícil acesso.

A agenda ambiental unificada faz parte do calendário de eventos da região de Campo Mourão, nas datas prioritárias (dia da Água, dia mundial do meio ambiente, dia da árvore e dia do rio), quando são calendarizados eventos com parceria institucional de escolas, prefeitura, Iap, Faculdades, Sanepar e outros.