Campo e a cidade se unem contra dengue em Goioerê

Com o objetivo de prevenir os casos de dengue e evitar uma epidemia da doença no município, campo e cidade se uniram numa ação jamais vista em Goioerê.

Atendendo um chamamento do prefeito Pedro Coelho, dezenas de agricultores cederam tratores, roçadeiras e funcionários para ajudarem nas ações desenvolvidas durante esta semana em diversos bairros da cidade.

O mutirão foi iniciado quinta-feira, oportunidade em que o prefeito Pedro Coelho falou de sua importância, como instrumento de prevenção à dengue, cujos índices de infestação aumentam a cada dia, por conta dos terrenos sujos e material descartável que acumula água.

O primeiro bairro a receber as ações foi Jaracatiá, que também enfrenta sérios problemas de mato alto nos terrenos baldios. Na verdade a situação é crítica em todos os bairros, por isso essa nossa ação, frisa.

Coelho diz que convocou os agricultores, uma vez que somente os servidores da prefeitura e seus maquinários, não dão conta de atender toda a demanda. Ele cita que são mais de 600 terrenos baldios com  mato alto. No levantamento feito pela Secretaria de Saúde são 465 terrenos com problemas, disse.

Para o lançamento do mutirão, estiveram presentes também o secretário de Obras, Paulo de Oliveira, o secretário de Agricultura, Koiti Shono e a coordenadora da dengue, enfermeira Roseli Macari.

Os números –Números da Secretaria de Viação e Obras mostram que somente do Jardim Tropical foram retirados 14 caminhões de entulho – cerca de 5 toneladas de lixo. As pessoas precisam ter mais consciência. O poder público faz a sua parte, mas a comunidade precisa fazer a dela, disse o prefeito.

Multa –De acordo com o secretário de Viação e Obras, Paulo Roberto de Oliveira, a partir de agora o local, que vinha servindo como ‘lixão’ no Tropical, será fiscalizado e quando alguma pessoa for flagrada jogando lixo ou entulho no local, a polícia será acionada e também será realizado todo o procedimento para a aplicação de multa.

Ele disse que não é de hoje que os moradores do Jardim Tropical reclamavam, pois como não havia fiscalização, a limpeza não durava uma semana e já começavam a jogar lixo e entulhos novamente na estrada, em uma extensão de mais de um quilômetro. O secretário garante que agora será diferente.