Aids preocupa a região com mais de 380 casos em tratamento e 12 mortes

Na semana de luta contra a Aids, dados da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão preocupam. Segundo o órgão, mesmo com tantas campanhas realizadas pela mídia, frisando os cuidados que precisam ser tomados contra a doença, em 2016, foram registrados 65 novos casos de Aids na Comcam.

Ainda de acordo com os dados, são 383 pacientes em tratamento, além de 12 óbitos. O número, porém, pode ser bem mais elevado, já que muita gente não procura atendimento médico, por nem saber que é portador do vírus ou por medo que a doença se confirme.

Os números são preocupantes e segundo a enfermeira Ana Lúcia Cardoso, responsável pelo setor, aumenta o risco de que mais pessoas sejam contaminadas, bem como o de óbito do paciente, por falta de medicamento. Os números são preocupantes e traz uma certa apreensão. As pessoas parecem não estar conscientes sobre a Aids, diz ela.

Desde sexta-feira e durante esta semana, a Secretaria de Saúde de Goioerê está realizando campanha sobre a Aids, com a distribuição de preservativos e agendamento de teste rápido nas UBS. Segundo a enfermeira Lilan Ohara, a maior preocupação é com os jovens, principalmente do sexo masculino.

A enfermeira reforça a orientação para que as pessoas que se colocam em situação de risco façam o teste preventivo, que está disponível em todas as unidades de saúde do município. É importante fazer o teste, pois assim a pessoa já tira a dúvida. Se está contaminada com o vírus já pode iniciar o tratamento e, em caso negativo, é orientada a se prevenir mais contra a doença, explica.

De acordo com a Regional de Saúde, a Aids também acomete muitos idosos, um grupo que em que na maioria das vezes só procura atendimento quando a situação já está agravada, com o surgimento de outras doenças, como meningite, pneumonia, tuberculose, entre outros casos.

Tratamento – Sendo diagnosticada no início, o tratamento correto pode proporcionar uma vida saudável ao paciente, que recebe várias orientações importantes.