Adapar organiza a 2ª etapa da campanha contra aftosa

Com início previsto para o dia 1º de novembro, a Adapar – Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – núcleo de Campo Mourão – começa a prepara a segunda etapa da campanha contra febre aftosa na região. Diferentemente da primeira fase, realizada em maio, em que os produtores eram obrigados a vacinar apenas bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade, desta vez todo o gado deverá ser imunizado.

Segundo dados do escritório Regional da Secretaria de Estado da Agricultura – Seab- o rebanho estimado na Comcam é de cerca de 566 mil animais. A vacinação começa dia 1º e segue até o dia 30 de novembro.

A Adapar lembra que o produtor deve fazer a comprovação da vacina nos escritórios da entidade, ou se preferirem, pela internet no site: www.adapar.pr.gov.br. Neste caso, no momento da compra da vacina a pessoa deve solicitar a agropecuária onde adquiriu a dose para fazer o lançamento da nota fiscal no sistema da Adapar.

A comprovação da imunização deve ser feita até o dia 30 de novembro, sendo que o produtor que deixar de vacinar uma cabeça, por exemplo, está sujeito a multa no valor de R$ 800,00. Se a quantidade não vacinada ultrapassar 10 animais, será cobrada uma multa de R$ 79,90 por cada cabeça, tendo que vacinar posteriormente o rebanho compulsoriamente.

Durante a campanha, uma equipe da Adapar estará acompanhando a vacinação nas chamadas propriedade de risco, aquelas onde há maior trânsito de animais ou recebem gado de outros estados e ainda onde os produtores atrasaram a vacinação nas campanhas anteriores.

a imunização por faixa etária ocorre desde 2009, quando foi alterado o sistema de vacinação no Paraná e tem a validade de um ano, a taxa de efetividade da vacina é de aproximadamente 95%. Assim, como o animal mais novo não recebeu muitas vacinas desde que nasceu, recebe duas doses anualmente para evitar o risco de estar entre os 5% de exceção.